:: Funcionamento
O painel faz um monitoramento da pressão por eixo ou conjunto de eixos, através de dois manômetros independentes. Possui também sinais luminosos e sonoros que indicam ao motorista, queda na pressão dos pneus.
:: Regulagem
Os painéis saem regulados da fábrica com as seguintes especificações:
90 libras para os pneus dianteiros
110 libras para os pneus traseiros
Para alterar a calibração proceda conforme as instruções abaixo.
:: Calibrando o painel
Colocar em cada saída de ar do painel (dianteiro e traseiro) uma luva de vedação (JOM-027) para pressurizar os manômetros e, em seguida conecte a mangueira de ar na entrada correspondente (centro).
Com o motor do veículo em funcionamento e o reservatório de ar carregado, abra a chave de ar localizada na frente do painel, correspondente ao manômetro que está sendo regulado e visualizando o manômetro gire a válvula reguladora de pressão para a direita, para aumentar a pressão, ou para a esquerda para diminuir, até alcançar a calibragem desejada. Proceda da mesma forma para o outro manômetro.
:: Regulando o Alarme
Com as saídas de ar tampadas regule o alarme através de um parafuso localizado debaixo do painel, utilizando chave tipo canhão 1/4 polegadas (JOM-317).
Diminua a pressão em aproximadamente 10 libras da escolhida para uso, girando a válvula reguladora para a esquerda. Feito isso, gire o parafuso de regulagem do alarme para direita ou esquerda até soar a campainha. Proceda da mesma forma com o outro manômetro.
Terminada a regulagem do painel, retire as luvas vedadoras e conecte as linhas de ar nas respectivas saídas e fixe o painel.
:: Iluminação não funciona
Verifique se o conector traseiro está bem fixado. Verifique se há algum fusível queimado.
:: Manômetros não pressurizam
Verifique se a chave de ar está ligada e em caso positivo procure nossa Rede de Postos de Serviços Autorizados.
:: Chave de ar desligada, pressão dos manômetros cai
Verifique se há alguma conexão com vazamento na rede, ou nas saídas do painel, ou nas válvulas das câmaras e, em caso positivo procure nossa Rede de Postos de Serviços Autorizados.
Em caso de vazamento de ar, o alarme sonoro será acionado e o sinal luminoso correspondente acenderá. Em seguida realize os seguintes procedimentos:
Desligue a chave de ar e verifique o tempo de queda de pressão.
Se for lento (acima de 5 minutos) o vazamento é pequeno e o reparo do pneu deve ser feito.
Se for rápido, efetue rapidamente a troca do pneu.
:: Importante
Para maior eficiência do equipamento, recomenda-se a drenagem diária do reservatório de ar.
Manutenção do Equipamento
:: Vazamentos:
Em caso de vazamento de ar, o alarme sonoro será acionado e o sinal luminoso correspondente acenderá. Em seguida realize os seguintes procedimentos no vazamento.
Verifique problemas com os pneus e em caso positivo faça os reparos necessários junto a um borracheiro.
Na troca do pneu é necessário desmontar as ligações da roda. Para retirar a roda não é preciso a remoção do cinemático.
Se os pneus não apresentarem problemas dirija-se a Rede de Postos de Serviços Autorizados para checagem detalhada do vazamento.
Recomendações
Mantenha a chave de ar do painel ligada;
Drene regularmente os reservatórios de ar do veículo, a fim de eliminar água e óleo do sistema;
Fique sempre atento a vazamentos;
Mantenha em boas condições de uso o compressor do veículo;
Mantenha em boas condições as mangueiras externas, canos e calotas;
Recomenda-se uma revisão geral do equipamento a cada seis meses, em nossa Rede de Postos de Serviços Autorizados;
Utilize sempre peças originais JOMAR.
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